PUBLICIDADE

Oriente Médio

Enviado da ONU pede às autoridades iraquianas protegerem a população do país

28 mai 2013 - 06h52
(atualizado às 07h24)
Compartilhar

O enviado especial da ONU no Iraque, Martin Kobler, fez nesta terça-feira uma chamada às autoridades do país para que tomem as medidas necessárias para proteger os cidadãos, após a onda de atentados que ontem causou dezenas de mortos.

"Peço novamente a todos os líderes iraquianos para que façam tudo o que for possível para proteger os civis. É sua responsabilidade deter agora o derramamento de sangue no país", afirmou Kobler, que condenou "categoricamente" os ataques.

O responsável da ONU destacou a necessidade dos dirigentes iraquianos atuarem de maneira imediata com a elaboração de um diálogo destinado a resolver a atual crise política e, com isso, "evitar que os terroristas se beneficiem de suas diferenças".

Além disso, Kobler advertiu que, se as autoridades não buscarem reverter essa situação, o país corre risco de se dirigir a um perigoso e incerto futuro.

Ontem, pelo menos 43 pessoas morreram e 176 ficaram feridas após várias explosões de carros-bomba e artefatos em diferentes bairros de Bagdá.

O Iraque está imerso em uma crise política originada pelos protestos de manifestantes em províncias de maioria sunita, que pedem a libertação de presos, a derrogação da lei antiterrorista e o fim da discriminação que dizem sofrer por parte do Governo do primeiro-ministro, o xiita Nouri al Maliki.

No último dia 23 de abril, 26 pessoas morreram e 155 ficaram feridas durante uma operação das forças da ordem em uma praça tida como um tradicional local de protestos de sunitas no povoado de Al Hueiya, em Kirkuk (norte), a qual desencadeou vários ataques e atentados em todo Iraque.

EFE   
Compartilhar
Publicidade