PUBLICIDADE

Oriente Médio

Emir do Qatar abdica em favor do filho

25 jun 2013 - 06h58
(atualizado às 07h26)
Compartilhar

O emir do Qatar, xeque Hamad ben Khalifa al Thani, abdicou nesta terça-feira em favor do filho, o príncipe herdeiro Tamim, para dar espaço à nova geração, segundo seu anúncio, um fato inédito no mundo árabe e neste rico e diplomaticamente estratégico Estado do Golfo.

"Chegou a hora de iniciar uma nova página e confiar as responsabilidades à nova geração", disse o emir, de 61 anos, em um discurso exibido na televisão.

"Hoje anuncio que entrego o poder ao xeque Tamim ben Hamad al Thani", completou o até então chefe de Estado do rico território produtor de gás do Golfo.

"Estou convencido de que (Tamim) colocará o interesse do país e a prosperidade de seu povo acima de tudo", completou.

O novo emir tem 33 anos e será o soberano mais jovem das monarquias do Golfo Pérsico.

A abdicação do xeque Hamad, que assumiu o trono em 1995 após uma revolução palaciana, é um fato inédito no Qatar e na história recente do mundo árabe, onde até agora nunca um soberano havia renunciado ao poder voluntariamente.

O xeque Hamad derrubou o pai, o xeque Khalifa, em 27 de junho de 1995, durante uma revolução dentro do palácio e herdou um pequeno emirado quase desconhecido então, com os cofres quase vazios.

Em 18 anos, o Qatar passou a ser considerado o país mais rico do mundo, com um PIB per capita de 86.440 dólares em 2011, segundo o Banco Mundial, e um protagonista de peso tanto no mundo árabe como na região.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade