PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Emboscada no Iraque mata ao menos 40 soldados sírios

4 mar 2013 - 12h37
(atualizado às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Homens armados não identificados mataram pelo menos 40 soldados e funcionários do governo sírio que estavam sendo levados para a fronteira síria por autoridades iraquianas nesta segunda-feira, depois de terem fugido para o Iraque de um ataque rebelde sírio na semana passada, disseram autoridades iraquianas.

Um comboio transportando os sírios foi emboscado na província de Anbar, no oeste do Iraque, onde milhares de sunitas iraquianos vinham protestando diariamente há mais de dois meses contra o governo liderado por xiitas e a marginalização de sua seita.

O conflito na vizinha Síria, onde rebeldes na maioria sunitas estão lutando para derrubar um líder apoiado pelo Irã xiita, está incitando tensões sectárias no Iraque e no resto do Oriente Médio.

Isso provoca temores de uma volta ao tipo de violência sectária que matou dezenas de milhares no Iraque em 2006-2007.

"O incidente aconteceu em Akashat, quando o comboio que carregava os soldados e funcionários sírios seguia para a passagem de fronteira al-Waleed", disse uma autoridade iraquiana à Reuters.

"Homens armados fizeram uma emboscada e mataram 40 deles, mais alguns soldados iraquianos que protegiam o comboio".

As autoridades iraquianas disseram que cerca de 65 soldados e funcionários públicos sírios tinham se rendido ao Iraque na sexta-feira, depois que rebeldes antigoverno assumiram o controle do lado sírio da passagem de fronteira Yaarabiya.

Os sunitas de Anbar expressam frustrações que vêm se acumulando desde que a invasão liderada pelos EUA derrubou o ditador sunita Saddam Hussein e fortaleceu a maioria xiita do Iraque.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade