PUBLICIDADE

Oriente Médio

Embates nas montanhas da Síria matam ao menos 30 pessoas

4 ago 2013 - 14h55
(atualizado às 15h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Rebeldes sírios enfrentaram forças leais ao presidente Bashar al-Assad nas montanhas de Jabal Akrad às margens do Mediterrâneo neste domingo e um grupo de monitoramento disse que pelo menos 30 pessoas foram mortas.

Imagens em vídeo mostram lutadores identificados como membros de uma brigada islâmica ligada à Al-Qaeda acenando do topo de uma torre militar no vilarejo de Barouda, um dos vários vilarejos alauítas atacados pelos rebeldes neste domingo.

Os rebeldes, de maioria muçulmana sunita, estão batalhando para derrubar assad, cuja seita minoritária alauíta é uma vertente do islã xiita. A guerra civil que explodiu há dois anos quando protestos majoritariamente pacíficos contra seu governo foram reprimidos a força.

Assad, com apoio de guerrilhas do Hezbollah iraniano e libanês, tem ganhado terreno nos últimos meses contra os soldados rebeldes apoiados por potências regionais muçulmanas sunitas, mas que são amplamente superadas por seu exército.

O Observatório Sírio por Direitos Humanos, que se opõe a Assad, disse que 12 rebeldes e 19 guerreiros pró-Assad - incluindo soldados e membros de sua milícia conhecida como o Exército de Defesa Nacional - foram mortos neste domingo em embates nas montanhas do leste da província de Latakia.

Rebeldes dizem precisar de mais apoio militar estrangeiro para reverter seus obstáculos militares, argumentando que o apoio militar de Assad do Irã e do Hezbollah virou a maré da guerra. A mídia estatal da Síria afirmou neste domingo que o novo presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse a Damasco que os laços permanecerão fortes.

Rouhani "destacou a determinação da República Islâmica do Irã em fortalecer suas relações com a Síria e permanecerem juntos face a todos os desafios", disse a agência de notícias Sana.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade