PUBLICIDADE

Oriente Médio

EI toma controle de distrito da cidade síria de Deir ez Zor

Grupo avançou após ofensiva na quarta-feira, que deixou ao menos 12 jihadistas e 26 soldados do governo mortos

24 dez 2015 - 13h59
(atualizado às 14h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Uma sólida estrutura de financiamento tem sido chave para o avanço do 'Estado Islâmico'
Uma sólida estrutura de financiamento tem sido chave para o avanço do 'Estado Islâmico'
Foto: Divulgação/BBC Brasil / BBCBrasil.com

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tomou nas últimas horas o controle da zona industrial da cidade de Deir ez Zor, no nordeste da Síria, após combates contra as forças do regime, informou nesta quinta-feira (24) o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Siga Terra Notícias no Twitter

Os jihadistas lançaram, na quarta-feira (23), uma ofensiva na cidade, que está dividida em bairros controlados pelos radicais e outros dominados pelas autoridades.

O EI iniciou o ataque com três atentados realizados por suicidas, a bordo de três caminhões-bomba, contra postos de controle do regime em Deir ez Zor, capital da província homônima.

Pelo menos 12 extremistas e 26 soldados governamentais morreram pela violência na cidade desde ontem.

Quase toda a província de Deir ez Zor está nas mãos do EI, salvo algumas áreas de sua capital e o aeroporto militar.

Por outro lado, as Forças da Síria Democrática (FSD), uma coalizão armada de curdos, árabes e assírios, anunciaram em comunicado que expulsaram nesta quinta os radicais de seis povoados e cinco fazendas ao sul de Kobani, no norte da província noroeste de Aleppo.

As FSD explicaram que conseguiram esse progresso após o início de uma ofensiva ontem contra o EI para "libertar" a periferia meridional de Kobani, um dos três principais enclaves curdo-sírios do país árabe.

O Observatório acrescentou que houve intensos confrontos entre os jihadistas e as FSD nas proximidades da represa de Tishrin, no rio Eufrates, em sua passagem por Aleppo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade