PUBLICIDADE

Oriente Médio

EI proíbe mulheres de saírem de casa no Afeganistão

Para membro do Conselho Provincial, advertências de grupo extremista são ferramenta para criar medo na população

25 jun 2015 - 08h38
(atualizado às 09h52)
Compartilhar
Exibir comentários
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) advertiu as mulheres de uma província do leste do Afeganistão que permaneçam em suas casas
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) advertiu as mulheres de uma província do leste do Afeganistão que permaneçam em suas casas
Foto: Stringer / Reuters

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) advertiu as mulheres de uma província do leste do Afeganistão que permaneçam em suas casas e que saiam na rua somente por motivos previstos pela sharia ou lei islâmica, sempre com véu e acompanhadas por um homem.

As advertências ocorrem desde sábado (20) em mesquitas e com folhetos repartidos entre a população em vários distritos da província oriental de Nangarhar, disse nesta quinta-feira (25) à Agência Efe um membro do Conselho Provincial, Obaidullah Shinwari, que afirmou que este novo grupo é mais violento que os talibãs.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Os insurgentes também avisaram os líderes tribais que não realizem reuniões dos tradicionais conselhos e dirijam os casos legais a cortes do EI, indicou Shinwari.

Os extremistas também ordenaram a construção de mesquitas nos povos onde não há e que as pessoas rezem junta nos templos religiosos ao invés de suas casas.

"Estas advertências são para fortalecer sua influência, não para promover o islã. É uma ferramenta para criar medo entre as massas", disse à Agência Efe outro membro do Conselho Provincial, Zabihullah Zamarai.

"O grupo está ganhando mais influência. Agora está ficando mais violento e inclusive começou a decapitar pessoas", afirmou o político.

Nas últimas semanas, o EI e os talibãs mantiveram enfrentamentos em Nangarhar e outras zonas do Afeganistão.

Os talibãs afegãos advertiram em meados de junho ao autoproclamado califa do grupo insurgente Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al Baghdadi, que a atual luta "contra América e seus títeres" no Afeganistão deve ser realizada só sob a bandeira talibã e ameaçou fazer represálias por sua presença no país.

Destruição, doutrinação e vigilância: a vida sob o regime do EI :
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade