PUBLICIDADE

Oriente Médio

EI mata prisioneiro após esmagá-lo com tanque na Síria

24 out 2015 - 15h27
(atualizado às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) publicou neste sábado um vídeo que mostra o suposto assassinato de um de seus prisioneiros na Síria, um soldado do regime de Bashar al Assad, esmagado por um carro de combate dos jihadistas.

A gravação, divulgada pelo escritório de informação dos radicais na província de Homs, no centro da Síria, começa com uma suposta confissão da vítima, que se identifica como Fadi Omar Sian, de 19 anos e soldado do regime.

Sian diz que ele designado para o campo de gás de Al Shaer, em Homs, e que mais tarde foi levado à zona de Yazal, onde foi capturado pelo EI.

O jovem, vestido com um macacão laranja, explica antes de morrer que tinha especialização na condução de tanques e que passava por cima dos corpos "dos soldados do Estado Islâmico".

Em seguida, aparece atrás de Sian um combatente dos extremistas, que afirma que sua organização decidiu castigá-lo da mesma maneira.

O filme, cuja autenticidade não pôde ser comprovada, acaba com o assassinato de Sian, amarrado nos pés e nas mãos, sobre quem passa o carro de combate.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, esta seria a primeira vez que o EI assassina em de seus sequestrados passando por cima com um um tanque.

O EI proclamou um califado no final de junho de 2014 na Síria e Iraque, onde tomou partes do norte e do centro de ambos Estados.

Nos territórios que dominam, os extremistas aplicam castigos severos contra os que transgridem suas normas ou lutam contra eles.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade