PUBLICIDADE

Oriente Médio

EI assume controle de ponto de passagem entre Iraque e Síria

Grupo terrorista agora comanda o posto de Al-Walid, ponto de passagem entre países; enquanto isso, em Palmira, cerca de 400 mortos

24 mai 2015 - 08h21
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários
EI assume controle de posto na fronteira entre Iraque e Síria
EI assume controle de posto na fronteira entre Iraque e Síria
Foto: Twitter

Os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) assumiram neste domingo o controle de um posto de fronteira entre Iraque e Síria, informaram as autoridades locais.

O EI controla agora o posto de Al-Walid, um ponto de passagem entre Iraque e Síria. Os jihadistas entraram no local depois que o exército e os guardas de fronteira abandonaram a área, segundo uma fonte policial.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Os jihadistas já haviam dominado o lado sírio da passagem, conhecido como Al-Tanaf, durante a semana, o que deixou em uma situação de grande vulnerabilidade as forças iraquianas mobilizadas neste remoto posto da província de Anbar.

A fonte policial afirmou que as forças governamentais seguiram temporariamente para o posto de fronteira de Trebil, limítrofe com a Jordânia.

EI: 'Amamos a morte tanto quanto vocês amam a vida':

O grupo EI assumiu no ano passado o controle de outro posto na fronteira entre a província iraquiana de Anbar e a Síria. Um terceiro posto, mais ao norte, está sob controle das forças curdas.

A comissão de fronteira de Anbar confirmou a saída das forças governamentais de Al-Walid. "Não havia apoio militar para as forças de segurança e estas não eram suficientes para proteger o posto", disse o funcionário Suad Jassem. "O Estado Islâmico controla agora os dois lados do posto", completou.

Estado Islâmico mata 400 pessoas em Palmira

Combatentes do Estado Islâmico mataram ao menos 400 pessoas na antiga cidade síria de Palmira, a maior parte mulheres e crianças, mostrou a televisão estatal da Síria neste domingo.

A emissora disse estar citando moradores de dentro da cidade, conhecida como Tadmur em árabe e lar de renomadas ruínas da era romana, incluindo tempos bem preservados, colunatas e um teatro.

Ativistas da oposição disseram em mídias sociais que centenas de corpos estavam nas ruas da cidade após ela ser tomada pelo grupo extremista na quarta-feira.

Com informações da AFP e Reuters.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Iraque divulga imagens de ataque que teria matado líder do EI:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade