PUBLICIDADE

Oriente Médio

EI assassina 3 dos mais de 200 reféns cristãos sequestrados

8 out 2015 - 12h50
(atualizado às 14h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assassinou três dos mais de 200 reféns assírios, minoria étnica de credo cristão, que foram sequestrados em fevereiro no nordeste da Síria, disse nesta quinta-feira à Agência Efe uma fonte rebelde cristã.

O comandante Kino Gabriel, líder do Conselho Militar Siriaco Sírio (CMSS), explicou por telefone que os três reféns foram assassinados nos últimos três dias pelos jihadistas.

Os radicais publicaram hoje um vídeo na internet no qual os corpos dos três falecidos jaziam diante de outros três sequestrados, que na gravação afirmavam que "sofrerão o destino inevitável se não forem tomadas medidas".

Tanto os corpos como os três reféns que falam no vídeo estão vestidos com macacões laranjas e atrás deles aparecem três combatentes do EI.

Gabriel declarou também que receberam informações que os três reféns que falam no vídeo foram assassinados hoje pelo EI, mas advertiu que ainda estão tentando confirmá-las.

O dirigente rebelde cristão lembrou que ainda estão em poder do EI mais de 200 assírios que foram raptados pelos extremistas no final de fevereiro em seus povoados na província nordeste de Al Hasaka.

Desde então, houve negociações entre a Igreja assíria do Leste, com a mediação de tribos árabes, para a libertação dos sequestrados.

Em Al Hasaka habita a maior parte dos assírios da Síria, uma minoria que também tem presença no Iraque e na Turquia.

Antes do início do conflito em território sírio, em março de 2011, havia 200.000 assírios, mas agora permanecem apenas entre 15.000 e 20.000 neste país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade