PUBLICIDADE

Oriente Médio

Egito ordena abertura de fronteira com Gaza para permitir ajuda

1 jun 2010 - 09h07
(atualizado às 10h14)
Compartilhar

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, ordenou nesta terça-feira a abertura da passagem fronteiriça de Rafah, que une Egito com a Faixa de Gaza, para permitir a entrada de ajuda humanitária, um dia depois do ataque israelense à frota internacional que pretendia romper o bloqueio à faixa palestina.

Israel divulga vídeo para justificar ataque a barcos:

Segundo a televisão estatal egípcia, a abertura tem o objetivo de permitir a passagem de ajuda humanitária e médica aos palestinos em Gaza, assim como a entrada no Egito de palestinos doentes.

O chefe da assessoria de imprensa do lado egípcio de Rafah, Musad Badawi, disse à agência Efe que as autoridades da passagem fronteiriça receberam ordens para abri-la nesta terça-feira e que não se sabe ainda até quando permanecerá aberta.

Badawi afirmou que a abertura da passagem estava prevista para amanhã, mas foi adiantada devido ao ataque israelense de ontem à frota de seis navios que pretendia levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza e que provocou morte de nove civis que faziam parte da frota.

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores egípcio, Hossam Zaki, disse ontem que seu país manteria esforços destinados a aliviar o sofrimento dos cidadãos palestinos em Gaza pelo envio de remédios e de qualquer tipo de ajuda procedente de países árabes e ocidentais.

O Egito, que da mesma forma que Israel mantém fechadas as passagens fronteiriças com Gaza, abre excepcionalmente a fronteira para permitir o envio de ajuda humanitária.

Desde que o grupo islâmico palestino Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza, primeiro nas eleições legislativas de janeiro de 2006 e depois com a expulsão de seus rivais do Fatah em junho de 2007, Israel mantém um bloqueio econômico sobre Gaza.

EFE   
Compartilhar
Publicidade