PUBLICIDADE

Oriente Médio

Duplo atentado com carros-bomba mata 26 e fere mais de 70 na Síria

14 set 2015 - 13h41
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 26 pessoas morreram nesta segunda-feira, entre eles 13 civis, incluindo dois menores de idade, e mais de 70 ficaram feridas pela explosão de dois carros-bomba na cidade de Al Hasakah, no nordeste da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos e a agência oficial "Sana".

O Observatório afirmou que entre as vítimas há seis membros das forças de segurança curdo-sírias "asayish", já que um dos ataques ocorreu contra um posto de segurança da milícia, que fica no bairro de Jasman.

O segundo atentado teve como alvo a sede da milícia pró-governo Forças de Defesa Nacional, localizada próxima nas proximidades da estação ferroviária do centro da cidade. Pelo menos sete integrantes do grupo teriam morrido na explosão.

A agência oficial de notícias síria "Sana" também atualizou a quantidade de vítimas, ratificando o número de mortos divulgado pelo Observatório. Além disso, mais de 70 pessoas ficaram feridos.

Fontes policiais disseram à "Sana" que um terrorista suicida explodiu um dos veículos no bairro de Jasman, ao norte da cidade, matando pelo menos cinco pessoas e ferindo outras 30, entre elas crianças e mulheres.

Pouco depois, outro suicida detonou um caminhão carregado de explosivos no bairro de Al Mahata, no oeste de Al Hasakah, causando a morte de 21 pessoas, incluindo uma mulher e seus dois filhos, e feriu outros 40, conforme a "Sana".

Fontes médicas de Al Hasakah citadas pela "Sana" disseram que a maior parte dos feridos é mulheres e crianças, e que três deles estão em estado grave.

No último dia 19 de agosto, pelo menos 11 civis e membros das forças curdo-sírias morreram e outros 29 ficaram feridos pela explosão de um veículo carregado com explosivos na cidade de Qamishli, localizada na província de Al Hasakah.

Os combatentes curdo-sírios enfrentam o EI no norte da Síria para defender as regiões onde vive a minoria curda do país e conseguiram recuperar terreno nos últimos meses. Os jihadistas sequestram e executam pessoas acusadas de pertencer ou colaborar com a milícia.

Os três principais enclaves curdos da Síria são Kobani e Afrin, ambos na província de Aleppo, e Al Jazeera, que fica em Al Hasakah.

O conflito originado na Síria em meados de março de 2011 provocou mais de 220 mil mortos, certa de 4 milhões de refugiados e mais de 7 milhões de deslocados internos, segundo a ONU.

O EI proclamou um califado em junho de 2014 na Síria e no Iraque, onde controla grandes partes do território.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade