PUBLICIDADE

Oriente Médio

Duplo ataque suicida deixa 29 mortos em Bagdá

18 jun 2013 - 16h13
(atualizado às 16h18)
Compartilhar

Dois ataques suicidas coordenados contra uma mesquita xiita em Bagdá, capital do Iraque, matou pelo menos 29 fiéis que faziam as orações do meio-dia nesta terça-feira, segundo fontes médicas.

O primeiro homem-bomba detonou sua carga em um posto de controle a cerca de 100 metros de distância da mesquita no distrito de al-Qahira, no norte de Bagdá. Minutos depois, um segundo suicida se explodiu dentro do prédio.

"O (segundo) suicida se detonou em meio aos fiéis, que estavam reunidos após o chamado para a oração", disse o policial Furat Faleh, que estava perto do local da explosão.

Mais de mil pessoas foram mortas em ataques de militantes no Iraque em maio, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), tornando-se o mês mais mortífero desde a guerra sectária de 2006-2007.

Dez anos após a invasão liderada pelos Estados Unidos que derrubou o ex-presidente Saddam Hussein em 2003, um acordo de partilha de poder estável entre sunitas, xiitas e facções étnicas curdas do Iraque permanece indefinido.

As relações sectárias no Iraque permanecem sob pressão do conflito na vizinha Síria, onde principalmente rebeldes sunitas lutam para derrubar um líder apoiado pelo Irã xiita.

Iraquianos sunitas e xiitas atravessaram a fronteira para lutar em lados opostos na Síria, aumentando as preocupações de que estão trazendo o conflito de volta para o Iraque, onde ambos os grupos têm sido alvo de violência desde o início do ano.

(Reportagem de Kareem Raheem)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade