PUBLICIDADE

Oriente Médio

Drusos fazem apelo por ajuda após Al Qaeda matar 20 membros da minoria na Síria

11 jun 2015 - 13h35
Compartilhar
Exibir comentários

Combatentes do braço sírio da Al Qaeda, a Frente Nusra, mataram ao menos 20 moradores de um vilarejo druso, aumentando os temores com relação a uma das minorias sírias, à medida que insurgentes islâmicos ganham terreno contra o presidente Bashar al-Assad.

Drusos no Líbano e em Israel fizeram apelos separados para que seus similares na Síria sejam armados para se defender de grupos como a Frente Nusra e o mais poderoso Estado Islâmico, que têm perseguido tanto minorias como os próprios sunitas na região.

A religião drusa, relacionada ao Islã, Cristianismo e Judaísmo, é praticada por cerca de 1,5 milhão de pessoas, a maioria na Síria, Líbano e Israel. Eles são vistos como hereges pela escola puritana do islamismo sunita representada pela Al Qaeda e pelo Estado Islâmico, e as tentativas de avanço sobre áreas drusas no sul da Síria têm aumentado as preocupações da minoria.

As mortes no noroeste da Síria ocorreram no vilarejo de Qalb Loze, na província de Idlib, onde a Frente Nusra faz parte de uma aliança insurgente que tomou grandes áreas do controle do governo desde março.

Elas ocorreram como resultado de um confronto que começou quando membros da Frente Nusra tentaram tomar a casa de um morador que lutou ao lado de forças do governo, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Entre os mortos estão idosos e ao menos uma criança, de acordo com o Observatório, que tem sede na Grã-Bretanha. Um membro da Frente Nusra também foi morto depois que moradores do vilarejo conseguiram tomar a arma de um combatente.

A agência estatal de notícias síria Sana descreveu as mortes como um massacre.

(Por Tom Perry e Suleiman Al-Khalidi)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade