PUBLICIDADE

Oriente Médio

Drones matam 12 membros da Al-Qaeda no Iêmen

8 ago 2013 - 23h04
(atualizado às 23h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Aviões sem piloto, provavelmente americanos, mataram doze membros da rede Al-Qaeda em três incursões realizadas nesta quinta-feira no Iêmen, elevando para oito os ataques com drones no país desde o final de julho, informaram um oficial e líderes tribais.

O primeiro ataque, no início do dia, teve como alvos dois carros que circulavam no setor de Al-Chabwane, na região de Marib, a leste da capital Sanaa. "Seis membros da Al-Qaeda foram mortos", indicou uma autoridade que pediu para não ser identificada.

O segundo ataque atingiu "um carro que transportava dois membros da Al-Qaeda, perto de Ghayk Bawazeer", no sul do país, segundo um líder tribal. "Os dois membros morreram", acrescentou.

A terceira incursão, na mesma zona de Ghayk Bawazeer, matou outros quatro "membros da Al-Qaeda", segundo o oficial.

O setor atacado, próximo a Al-Mukalla, capital da província de Hadramawt, abriga instalações petrolíferas que eram alvo de um plano terrorista desbaratado pelas autoridades iemenitas na quarta-feira.

Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) planejava atacar o terminal petrolífero de Mina al-Dhaba, administrado por uma companhia canadense, na costa do Mar da Arábia, e uma instalação de exportação de derivados de petróleo, com a esperança de fazer reféns.

Os 'jihadistas' pretendiam ainda tomar o controle de Al-Mukalla, capital de Hadramawt, uma cidade portuária de cerca de 100.000 pessoas, bem como a área de Ghayk Bawazeer, ao norte, declarada brevemente por militantes da Al-Qaeda como um emirado islâmico no início deste ano.

Os ataques com drones ocorrem no momento em que os Estados Unidos estão em alerta de segurança diante de ameaças de atentados da Al-Qaeda. O governo americano fechou mais de vinte embaixadas no Oriente Médio, incluindo em Sanaa.

As incursões de drones efetuadas desde 28 de julho no sul do Iêmen, no sudeste do país e a leste de Sanaa, deixaram no total 36 mortos. Os Estados Unidos são os únicos a ter aeronaves desse tipo na região.

A AQPA tentou cometer diversos atentados nos Estados Unidos, como em 2009, quando enviou um homem em um avião comercial com explosivos e escondeu bombas em cartuchos de impressoras transportadas em aviões de carga.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade