PUBLICIDADE

Oriente Médio

Doze jihadistas morrem no norte da Síria

2 ago 2013 - 09h55
(atualizado às 09h57)
Compartilhar

Novos confrontos entre combatentes curdos e jihadistas ocorriam nesta sexta-feira na província de maioria curda de Hasakeh, no norte da Síria, informou um grupo de monitoramento.

Ao menos 12 membros do grupo Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIS) foram mortos, disse o Observatório Sírio de Direitos Humanos, acrescentando que não detinha informações sobre o número de curdos mortos.

Os ativistas relataram combates em aldeias entre Cel Agha e Gerke Lage, ao mesmo tempo em que radicais islâmicos bombardeavam Ras al-Ain, a cidade estratégica de maioria curda.

"Ocorreu um feroz bombardeio em Ras al-Ain na madrugada de hoje (sexta-feira)", afirmou o ativista curdo sírio Havidar, que também informou sobre combates entre islamistas e curdos nos arredores da cidade.

Os curdos expulsaram grupos jihadistas de Ras al-Ain em meados de julho. Desde então, ocorrem confrontos em áreas que abrigam populações curdas significativas.

Também nesta sexta-feira, as forças leais ao presidente Bashar al-Assad bombardeavam novamente a região controlada pelos rebeldes de Jouret al-Shiyah, na cidade central de Homs, disse o Observatório.

O bombardeio ocorre cinco dias após a queda do bairro chave rebelde de Khaldiyeh, que passou para as mãos do exército.

O regime de Assad realiza uma ofensiva destinada a retomar áreas atualmente controladas pelos rebeldes em Homs, terceira maior cidade da Síria e apelidada pelos ativistas de "capital da revolução".

Enquanto isso, a Força Aérea realizou dois ataques contra Al-Harra, na província de Daraa, onde os rebeldes fizeram progressos significativos nas últimas semanas, disse o Observatório.

Mais de 100.000 pessoas foram mortas no conflito que atinge a Síria desde 2011, segundo a ONU.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade