PUBLICIDADE

Oriente Médio

Dois soldados libaneses mortos em confronto com partidários de imã

23 jun 2013 - 11h22
(atualizado às 11h23)
Compartilhar

Dois soldados libaneses morreram neste domingo em confronto contra partidários de um imã sunita radical, conhecido por suas fortes críticas ao Hezbollah xiita, perto de Sidon (sul), indicou à AFP uma fonte dos serviços de segurança.

"Dois mártires do Exército libanês caíram em Abra, nos arredores de Sidon, onde partidários armados do xeque Ahmed al-Asir dispararam contra eles", declarou a fonte sob condição de anonimato.

O Exército respondeu aos disparos "depois que os homens armados (...) passaram a atirar contra edifícios residenciais", acrescentou.

Este confronto, durante o qual foram utilizadas metralhadoras e morteiros, acontece em um contexto de tensões sectárias no Líbano, aprofundadas pelo conflito na Síria.

Em um primeiro momento, uma fonte dos serviços de segurança indicou à AFP que o confronto eclodiu "depois que o veículo que transportava simpatizantes de Ahmed al-Asir foi obrigado a parar por soldados".

A troca de tiros prosseguiu até uma mesquita, onde o imã Asir conduzia as orações, em Abra.

Os moradores fugiram da área de carro ou a pé, às pressas, enquanto reforços policiais foram chamados.

As tensões sectárias no Líbano foram exacerbadas nas últimas semanas por causa do conflito na vizinha Síria, onde o Hezbollah combate ao lado das tropas do presidente Bashar al-Assad contra os rebeldes, em sua maioria sunitas.

O Líbano defende oficialmente uma política de neutralidade no conflito na Síria, mas tem sido prejudicado devido a profunda divisão do país entre partidários e opositores do regime de Damasco.

No final de abril, dois imãs salafistas convocaram seu fiéis à jihad na Síria para defender os sunitas na região central de Homs, afirmando responder ao envolvimento do Hezbollah ao lado do Exército sírio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade