PUBLICIDADE

Oriente Médio

Dois atentados suicidas deixam 3 mortos no Afeganistão

30 jun 2015 - 11h12
Compartilhar
Exibir comentários

Dois atentados suicidas, um deles cometido pelos talibãs contra as forças da Otan em Cabul, mataram três pessoas e deixaram mais de 60 feridos nesta terça-feira no Afeganistão, em plena temporada de combates dos insurgentes.

Estas operações fazem parte da "ofensiva de primavera" dos rebeldes, que querem acabar com a "ocupação" das tropas estrangeiras e atacar as forças governamentais.

Os soldados afegãos combatem sozinhos os insurgentes desde o fim da missão da Otan em dezembro.

O ataque de Cabul aconteceu na estrada do aeroporto.

Um ataque suicida com carro-bomba visou "um comboio da coalizão" da Otan, indicou à AFP a capitã Susan Harrington, porta-voz da missão da Aliança, que agora conta com apenas 12.500 soldados no país.

"Dois soldados ficaram levemente feridos", disse, sem especificar a sua nacionalidade.

Sediq Sediqi, porta-voz do ministério do Interior, anunciou a morte de um civil. Vinte pessoas ficaram feridas.

Pouco depois, Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã reivindicou a responsabilidade pelo ataque em nome dos insurgentes.

A forte explosão ocorreu perto da embaixada dos Estados Unidos, de uma base de tropas estrangeiras e de um centro comercial.

Mais cedo, a polícia e fontes do governo relataram ao menos dois mortos e 40 feridos em um ataque suicida com caminhão-bomba contra a sede da polícia na província de Helmand, no sul do Afeganistão.

De acordo com Nabi Jan Mullahjil, chefe de polícia de Helmand, o ataque foi realizado por três homens, "dois dos quais morreram na explosão".

O ataque não foi reivindicado pelos talibãs, mas Helmand é um de seus redutos, juntamente com a província vizinha de Kandahar.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade