PUBLICIDADE

Oriente Médio

Disparos israelenses no Dia da Terra matam 1 palestino

30 mar 2012 - 13h47
(atualizado às 14h37)
Compartilhar

Um palestino morreu nesta sexta-feira ao receber um disparo de um israelense no norte da Faixa de Gaza, próximo à fronteira com Israel, depois de uma manifestação de milhares de pessoas por causa do Dia da Terra, afirmou um porta-voz médico. Mahmud Zaqut, 20 anos, morreu e outros 37 palestinos ficaram feridos por causa de disparos israelenses próximo a Beit Hanun, informou em um comunicado, Adham Abu Selmiya, porta-voz dos serviços de emergência no território governado pelo movimento islamita Hamas.

Palestinos gritam em protesto no Dia da Terra, perto da fronteira da Faixa de Gaza com Israel
Palestinos gritam em protesto no Dia da Terra, perto da fronteira da Faixa de Gaza com Israel
Foto: Reuters

Indagado, o exército israelense não quis comentar estas informações por ora. Quarenta palestinos palestinos também ficaram feridos nesta sexta-feira, em confrontos entre palestinos e forças israelenses na Cisjordânia ocupada. Os choques entre jovens que jogavam pedras e soldados israelenses que disparavam balas de borracha e granadas de efeito moral explodiram na represa de Qalandia, perto de Jerusalém.

Em Jerusalém Oriental ocupada e anexada, a polícia israelense prendeu quatro palestinos que oravam na rua porque não podiam entrar na Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha. Apenas os palestinos de mais de 40 anos e com carteira de identidade de residente fornecida por Israel podem entrar na esplanada.

No norte da Cisjordânia, mil pessoas desfilaram por Kafr Qadum, a oeste de Nablus. O setor foi decretado zona militar cercada pelo exército israelense. O Dia da Terra, celebrado todos os anos em 30 de março pela minoria árabe de Israel, lembra a morte, em 1976, de seis membros desta comunidade em manifestações contra o confisco de terrenos pelas autoridades israelenses.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade