PUBLICIDADE

Oriente Médio

Diretor-geral da AIEA busca em Teerã mais colaboração do Irã

21 mai 2012 - 01h10
(atualizado às 01h29)
Compartilhar

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, chegou nesta segunda-feira a Teerã na busca de um acordo para uma maior colaboração na supervisão de seu programa nuclear, que elimine as dúvidas pendentes sobre uma possível vertente militar, informou a imprensa local.

A visita acontece dois dias antes do encontro previsto em Bagdá, em 23 de maio, entre a representação do Irã e as potências do Grupo 5+1, composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha, para tratar sobre a questão nuclear iraniana.

Amano viajou para Teerã junto com o diretor adjunto para Assuntos Políticos da AIEA, Rafael Grossi, e o chefe de Desarmamento, Herman Nackaerts, para se reunir com o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e chefe negociador em matéria nuclear do Irã, Said Jalili.

Além de Jalili, a direção da AIEA, que foi recebida no aeroporto de Teerã por Ali Asghar Soltanieh, embaixador do Irã esse organismo, deve se reunir também com o ministro de Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, e o diretor da Organização da Energia Atômica do Irã (OEAI), Fereydun Absi.

Irã e AIEA retomaram seus encontros nos dias 14 e 15 de maio passados, quando ambas as partes reconheceram "avanços", após os fracassos das duas últimas visitas de missões de alta categoria do Organismo a Teerã, em janeiro e fevereiro passados.

Salehi disse que as conversas de hoje em Teerã "serão sobre uma nova modalidade de trabalho para ajudar a esclarecer as ambiguidades e responder à agência (nuclear da ONU)" sobre suas suspeitas sobre uma possível vertente militar do programa nuclear iraniano, mas descartou as inspeções nesta visita.

A AIEA tentará acertar um novo protocolo de inspeções no Irã que evite as suspeitas que o programa nuclear iraniano possa ter uma faceta armamentista, o que Teerã nega e afirma que é exclusivamente civil e pacífico.

EFE   
Compartilhar
Publicidade