PUBLICIDADE

Oriente Médio

Diretor da AIEA vai ao Irã para discutir programa nuclear

18 mai 2012 - 12h42
(atualizado às 12h55)
Compartilhar

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, viajará ao Irã para se reunir na segunda-feira com o chefe negociador iraniano em questões nucleares, Saeed Jalili, e esclarecer questões pendentes sobre o polêmico programa nuclear iraniano.

Amano fará uma visita de um dia a Teerã, acompanhado do diretor adjunto para Assuntos Políticos da AIEA, o argentino Rafael Grossi, e o inspetor-chefe de Desarmamento, o belga Herman Nackaerts, e se reunirá com outros altos líderes iranianos, informou nesta sexta-feira a Agência Internacional.

Uma porta-voz do organismo afirmou à Agência Efe que devido a esta viagem será adiada a negociação que estava prevista para segunda-feira em Viena, que seguia dois dias de conversas nesta semana na capital austríaca entre diplomatas iranianos e analistas da ONU sobre o programa nuclear da República Islâmica.

O Conselho de Segurança da ONU ditou desde o ano 2006 quatro rodadas de sanções diplomáticas e comerciais contra o Irã para que Teerã cumpra as exigências da comunidade internacional e suspenda suas atividades atômicas mais delicadas como o enriquecimento de urânio.

Esta viagem acontece depois que a agência nuclear da ONU anunciou "avanços" nesta semana em suas negociações com o Irã em Viena, e concretamente em "opções para avançar no programa de verificação", segundo explicou Nackaerts na terça-feira passada.

Nackaerts ressaltou, além disso, que estas negociações, que se realizam em um momento-chave do conflito atômico com a República Islâmica, têm como objetivo "esclarecer possíveis dimensões militares do programa nuclear iraniano".

O embaixador iraniano na agência da ONU, Ali-Asghar Sultanieh também reconheceu "progressos para preparar as negociações e modalidades com as quais resolver os assuntos pendentes".

Nackaerts indicou antes das conversas em Viena que a intenção da AIEA é conseguir um maior acesso a pessoas, materiais e locais relacionados com o polêmico programa nuclear iraniano.

Um dos lugares que os inspetores da ONU desejam visitar é o complexo militar de Parchin, nos arredores de Teerã, onde os serviços de inteligência ocidentais suspeitam que são realizados trabalhos nucleares clandestinos.

Os especialistas da AIEA investigam há quase uma década as atividades nucleares do Irã, que durante 18 anos manteve em segredo seus avanços atômicos, o que causou grande desconfiança na comunidade internacional.

O Irã assegura que não tem nada para ocultar, nem em Parchin nem em outros lugares do país, mas também não concede livre acesso a todos os locais que a AIEA reivindica.

A viagem ao Irã acontece em um momento-chave do conflito nuclear já que na próxima quarta-feira está prevista uma reunião em Bagdá entre o Irã e o chamado grupo 5+1 (integrado por EUA, Rússia, França, Reino Unido, China e Alemanha) na qual se esperam avanços na busca de uma solução dialogada ao conflito.

EFE   
Compartilhar
Publicidade