PUBLICIDADE

Oriente Médio

Diplomata iraniano mantido prisioneiro desde 2013 no Iêmen é libertado

5 mar 2015 - 20h23
(atualizado às 20h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Um diplomata iraniano mantido refém no Iêmen desde 2013 voltou para casa em Teerã nesta quinta-feira em meio a relatos conflitantes sobre como foi libertado de seus desconhecidos sequestradores.

Segundo a agência de notícias estatal Irna, o vice-chanceler iraniano, Hossein Amir Abdollahian, disse que uma operação de inteligência iraniana no Iêmen havia resgatado Noor Ahmad Nikbakht, um funcionário administrativo na embaixada de Teerã em Sanaa.

A emissora estatal Press TV mostrou Nikbakht com uma aparência saudável e vestindo um terno ao encontrar sua família e Abdollahian em sua chegada ao aeroporto de Teerã.

Mas a mídia iemenita, gerida pelo grupo Houthi que controla Sanaa com o apoio de Teerã, contou uma versão diferente, dizendo que o diplomata foi libertado em uma troca de prisioneiros ocorrida em outro país.

Nikbhakt foi o segundo refém de grande visibilidade a ser libertado no Iêmen neste semana. Um diplomata saudita capturado em 2012 foi libertado na segunda-feira após ter sido mantido prisioneiro pela Al Qaeda na Península Arábica.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade