PUBLICIDADE

Europa

Diminuem as chance de Assad continuar no poder, diz premiê russo

27 jan 2013 - 12h55
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, disse que as chances de o presidente sírio, Bashar al-Assad, permanecer no poder estão ficando a cada dia "menores e menores", de acordo com a transcrição de uma entrevista concedida por ele à rede de TV CNN, divulgada pelo gabinete de Medvedev neste domingo.

Em entrevista à 'CNN', primeiro-ministro da Rússia falou sobre a crise na Síria
Em entrevista à 'CNN', primeiro-ministro da Rússia falou sobre a crise na Síria
Foto: Denis Balibouse / Reuters

Guerra civil na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Quem são os oposicionistas sírios?
Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria
Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

Os comentários de Medvedev são a mais clara declaração de uma autoridade russa de que os dias de Assad podem estar contados. Mas ele reiterou os pedidos de negociações entre o governo e seus adversários, e repetiu a posição do governo russo de que Assad não pode ser retirado do poder por forças estrangeiras.

"Acho que a cada dia, cada semana e cada mês as chances de sua permanência estão ficando menores e menores", disse Medvedev, segundo seu gabiente. "Mas eu volto a repetir que isto tem de ser decidido pelo povo sírio. Não pela Rússia, não pelos Estados Unidos, nem por nenhum outro país".

"A tarefa dos Estados Unidos, dos europeus e potências regionais... é se reunir com as partes para negociações, e não apenas exigir que Assad saia e então seja executado como (o ex-líder líbio Muammar) Gaddafi ou ser levado em uma maca a sessões num tribunal, como Hosni Mubarak (do Egito)".

Nos 22 meses de conflito na Síria, a Rússia tem sido o mais importante aliado de Assad, num conflito que começou com protestos pacíficos e se transformou em um levante armado contra o regime de governo dele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade