PUBLICIDADE

Oriente Médio

Dezenas de milhares de sunitas protestam contra Governo de Maliki

24 mai 2013 - 14h55
Compartilhar

Dezenas de milhares de iraquianos se manifestaram nesta sexta-feira contra o Governo do primeiro-ministro, o xiita Nouri al Maliki, nas províncias de maioria sunita do norte e do oeste do Iraque, no meio de uma escalada da violência no país.

"Pedimos aos manifestantes paciência perante a agressão do Governo e o calor do verão, já que os bons sinais da vitória apareceram", disse o xeque Hussein al Omeir, em seu sermão da reza da sexta-feira na principal praça de Ramadi, capital da província ocidental de Al Anbar.

Al Omeir acusou o Governo de gerar violência sectária, já que - ressaltou - "os iraquianos sabem que não existe inimizade nem nada que mereça que combatam entre eles".

Por sua vez, o clérigo que liderou a oração na cidade de Mossul, a cerca de 400 quilômetros ao norte de Bagdá, Emar al Delimi, denunciou que o "Iraque é palco de derramamento de sangue, estupros, (...) e afrontas à dignidade".

"Fiéis e clérigos são assassinados nas mesquitas e os cemitérios e as prisões estão cheias conosco (sunitas)", acrescentou em alusão às detenções arbitrárias e aos últimos ataques terroristas, que tiveram como alvo os templos.

Por outro lado, clérigos sunitas e xiitas realizaram uma oração unificada frente ao monumento ao mártir, no leste de Bagdá, em resposta a um apelo feito por Maliki no domingo passado para impulsionar a unidade depois dos últimos atentados a mesquitas sunitas e xiitas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade