PUBLICIDADE

Oriente Médio

Deslocados receberão 100 casas sobre rodas na Faixa de Gaza

De acordo com os cálculos, o custo total dessas casas foi de US$ 600 mil, doados à corporação desde suas filiais na Austrália e Reino Unido.

14 set 2014 - 14h30
(atualizado às 14h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Menina nos destroços da casa da família em Gaza. Segundo testemunhas, a residência foi destruída por ataque aéreo de Israel. 12/08/2014
Menina nos destroços da casa da família em Gaza. Segundo testemunhas, a residência foi destruída por ataque aéreo de Israel. 12/08/2014
Foto: Siegfried Modola / Reuters

As famílias de descolados na Faixa de Gaza após a recente ofensiva israelense receberão cem casas sobre rodas facilitadas pela Corporação de Trabalhos Caridosos, disseram neste domingo responsáveis da organização em Gaza.

Emad Haddad, diretor da corporação, declarou aos meios de comunicação em Gaza que essa entidade começou um amplo projeto que se centrará em uma pequena aldeia, palco de uma servera destruição durante a operação terrestre desenvolvida por Israel ao sudeste da Faixa.

"Começamos nosso projeto de construção de casas sobre rodas para cem famílias deslocadas na aldeia de Khuza, ao leste da cidade de Khan Yunes, ao sul da Faixa de Gaza", declarou.

De acordo com os cálculos, o custo total dessas casas foi de US$ 600 mil, doados à corporação desde suas filiais na Austrália e Reino Unido.

Cada casa inclui dois pequenos quartos, uma cozinha e um banheiro e dispõe de todo o necessário para poder viver como camas, lençois, geladeira e lavadora, e 20 delas foram entregues hoje nessa aldeia.

Khuza foi alvo de grandes perdas ocasionadas por forças terrestres israelenses que, apoiadas por tanques e blindados, efetuaram uma incursão na cidade, provocando a destruição de dezenas de casas e de infraestrutura.

"As casas entregues às famílias são suficiente para seis membros. Cada quarto tem 3,5 metros de largura por três de comprimento", indicou Haddad.

Haddad disse que o bloqueio israelense que segue ainda de pé impede a construção de mais casas e ressaltou que os habitáculos "são de caráter temporário para resolver a situação de deslocados".

O responsável da corporação defendeu que a melhor das soluções é que seja autorizada a entrada de materiais para que possa começar a construção das casas danificadas.

Shehda Abu Rook, prefeito da Khuza assinalou que o número de casas destruídas na população chegaram a 1,8 mil, das quais 600 ficaram reduzidas a escombros e 1,2 mil parcialmente danificadas.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

No entanto, nem todos os vizinhos se mostraram satisfeitos com esta medida temporária.

Mahmoud Al-Najjar, de 50 anos e residente na aldeia se negou a receber uma destas casas pré-fabricadas para abrigar sua família de 25 pessoas. "Rejeitamos estes trailers como casas permanentes no lugar de nossas casas destruídas", sustentou.

O número de casas total ou severamente destruídas durante a ofensiva israelense em Gaza foi de 18 mil, que deixaram 108 mil pessoas sem lar, segundo dados do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Durante os 50 dias de conflito bélico mais de 2,1 mil pessoas morreram em Gaza, 1.473 dos quais foram identificados como civis, entre eles 501 menores, segundo dados dessa agência.

No lado israelense morreram 71 pessoas, 66 soldados e cinco civis como consequência do impacto de projéteis disparados desde Gaza.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade