PUBLICIDADE

Oriente Médio

Desentendimento em oposição síria ameaça suporte internacional

28 mai 2013 - 13h28
(atualizado às 13h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Os esforços diplomáticos se intensificaram nesta terça-feira para resolver uma crise na oposição síria que ameaça tirar dos trilhos os planos para uma conferência de paz e privar a aliança dominada por islamitas de um apoio internacional.

Depois de seis dias de conversações em Istambul, a Coalizão Nacional Síria composta por 60 membros não conseguiu chegar a um acordo sobre a maior participação de um bloco da oposição liberal, para o desespero da Europa Ocidental e alguns apoiadores árabes interessados em reduzir a influência dos militantes islâmicos.

Mais de dois anos depois do início da revolta contra o presidente Bashar al-Assad, a desordem levanta questões sobre a capacidade da oposição em concordar com qualquer tipo de governo de transição inclusivo e pode reforçar a influência de Assad antes de uma conferência de paz apoiada pelos EUA e a Rússia, prevista para os próximos semanas.

Os desacordos também vêm no mesmo momento em que forças de Assad recuperam terreno dentro da Síria, com a luta travada em torno da cidade fronteiriça estratégica de Qusair e na capital Damasco nos últimos dias, enquanto as nações ocidentais permanecem divididas sobre o fornecimento de armas aos rebeldes.

A Rússia e os Estados Unidos estão tentando juntar representantes de Assad e da oposição em uma conferência em meados de junho, em Genebra, o primeiro esforço diplomático sério em quase um ano para acabar com uma guerra que já matou mais de 80 mil.

O governo da Síria disse que vai participar, mas a oposição rebelde ainda não foi confirmada, potencialmente um grande embaraço para Washington e outros apoiadores da aliança.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade