PUBLICIDADE

Oriente Médio

Defesa desconhece revisão de pena de iraniana condenada à morte

Defesa desconhece revisão de pena de iraniana condenada à morte

10 jul 2010 - 11h27
(atualizado às 12h33)
Compartilhar

A defesa não foi informada da revisão da pena de morte por apredejamento a que foi condenada uma iraniana acusada de adultério, declarou este sábado seu advogado, em um momento em que a comunidade internacional se mobiliza para evitar este castigo.

O advogado de Sakineh Mohammadi-Ashtiani, Mohamad Mostafai, declarou à AFP que não teve confirmação da revisão desta sentença de morte. "Não há nenhuma garantia" de que isto ocorrerá, afirmou.

Acusada de adultério, Sakineh Mohammadi-Ashtiani, 43 anos, havia sido condenada em 2006 a ser apedrejada, uma pena confirmada em 2007 pela Suprema Corte.

Na sexta-feira, Mohammad Javad Larijani, chefe do gabinete de direitos humanos da Justiça, disse que esta pena está "sendo revista", informou a agência oficial Irna.

Larijani acrescentou que o chefe da autoridade judicial, o aiatolá Sadegh Larijani, seu irmão, considera que é melhor usar "penas de substituição no lugar do apedrejamento (...) e isto é válido também para Mohammadi Ashtiani".

No entanto, não informou qual pena poderia ser aplicada. O caso provocou o repúdio de muitos países em todo o mundo, entre eles Estados Unidos e Grã-Bretanha.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade