PUBLICIDADE

Oriente Médio

Declaração final de cúpula da Ásia não condena Israel

8 jun 2010 - 12h27
(atualizado às 12h40)
Compartilhar

Uma condenação a Israel acabou não sendo incluída na declaração final da Conferência sobre Interação e Medidas de Construção de Confiança na Ásia (Cica) em Istambul, apesar dos esforços da Turquia para contestar o ataque israelense à frota humanitária da semana passada com destino à Faixa de Gaza.

A televisão turca informou que não houve consenso de condenação ao ataque no documento final do evento - do qual participaram dirigentes de 18 países asiáticos e mediterrâneos - devido às objeções israelenses.

Israel esteve representado na Conferência por seu embaixador em Ancara, Gabi Levy, que abandonou a reunião quando o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, criticou verbalmente o país judaico.

Por sua vez, o presidente turco, Abdullah Gül, como presidente da Cica, tinha previsto fazer declarações finais para condenar o ataque israelense ao comboio naval na semana passada, no qual morreram nove cidadãos turcos.

Tal como se tinha anunciado, as deliberações de Istambul se centraram nesse ataque militar e no programa nuclear iraniano - e as possíveis sanções contra Teerã por desenvolvê-lo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade