PUBLICIDADE

Oriente Médio

De Chuck Norris a Einstein: veja 10 curiosidades de Israel

6 abr 2015 - 08h34
(atualizado às 08h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>As eleições em Israel aconteceram na terça-feira e o atual premiê recebeu uma "ajudinha" poderosa do ator Chuck Norris</p>
As eleições em Israel aconteceram na terça-feira e o atual premiê recebeu uma "ajudinha" poderosa do ator Chuck Norris
Foto: Wikipédia

Israel esteve nas manchetes do mundo todo no ano passado em função do grave confilto na Faixa de Gaza e, mais recentemente, pela realização das eleições no país que deram vitória, para mais um mandato, ao premiê Benjamin Netanyahu. Dentre os assuntos mais falados nas redes sociais foi o apoio do ator americano Chuck Norris na campanha - o que muitos apontam como tendo dado uma boa força para alavancar a popularidade do quase perdedor Netanyahu. 

A curiosidade pelo país vai muito além dos conflitos na Faixa de Gaza e mortes - tanto de judeus quanto de palestinos. Depois de tantos elogios vindos do popular ator americano, o Terra aponta outras 10 curiosidades sobre o país de Netanyahu. 

1. Línguas e dialetos

Árabe, hebreu e inglês são as línguas oficiais em Israel. Porém, o país possui uma diversidade cultural enorme, com 33 línguas e dialetos conhecidos.

Foto: Wikipédia

2. Einstein presidente

Em 1952, o primeiro-ministro Ben-Gurion, convidou Albert Einstein para assumir o cargo de presidente do Estado de Israel. Doente, Einstein recusou.

Foto: Wikipédia

3. Mulheres no Exército

Israel mantém o serviço militar compulsório para mulheres.

Foto: Wikipédia

4. Proibido modelos muito magras

Na luta contra a anorexia, o país proibiu que modelos fiquem abaixo do peso.

5. Partiu?

O território de Israel é tão pequeno - 135 km - que você pode atravessá-lo de leste a oeste em cerca de 2 horas.

Foto: Wikipédia

6. Maomé porco

Em 1997, um tribunal israelense acusou e processou a jovem judia Tatiana Soskin por retratar o profeta islâmico Maomé como um porco e espalhar cartazes com a ilustração.

Foto: Wikipédia

7. “Guardiões da cidade”

O chamado Neturei Karta (do aramaico, “Guardiões da cidade”) é um grupo de judeus ultraortodoxos que rejeita o sionismo e luta pelos direitos palestinos, apelando a um desmantelamento pacífico do Estado de Israel. A seita conta com mais de 5 mil membros em todo o país.  

Foto: Wikipédia

8. Síndrome de Jerusalém

Existe um fenômeno mental chamado “Síndrome de Jerusalém” que envolve a presença de ideias obsessivas de temática religiosa, com delírios e outras experiências de cunho psicótico que foram manifestados em turistas após visitarem Jerusalém.

O fenômeno atinge diferentes grupos religiosos – tanto judeus, quanto cristãos – que não necessariamente apresentaram problemas psicológicos anteriormente e que tiveram surtos psicóticos após chegar ao local (fenômeno curável semanas depois de sair de lá).

Foto: Wikipédia

9. Para Deus

Todos os anos, cerca de mil cartas chegam à Jerusalém, endereçadas a “Deus”.

10. Há 2 mil anos...

Sementes de 2.000 anos de idade foram descobertas em 1963 dentro de um frasco antigo em Israel. Elas foram plantadas em 2005 e uma árvore de uma espécie extinta há mais de 1.800 anos brotou.

Com informações do Fact Slides

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade