PUBLICIDADE

Oriente Médio

Curdos se reúnem para declarar sistema federal na Síria

16 mar 2016 - 11h25
Compartilhar
Exibir comentários

Partidos e personalidades curdo-sírias, assim como de outros grupos étnicos, se reúnem nesta quarta-feira para declarar um sistema federal nas áreas sob controle curdo no norte da Síria.

O diretor do Centro Curdo para os Estudos, Nawaf Khalil, disse à Agência Efe por telefone que o encontro, realizado na cidade de Romeilan, na região curda da Al Jazeera, localizada na província nordeste síria de Al Hasaka, contará com cerca de 200 representantes.

Khalil disse esperar que ao longo do dia seja anunciada a criação de "um sistema federal em Royava", em referência ao Curdistão sírio, que abrangerá os enclaves de Al Jazeera, Kobani, Afrin e Kuri Sabi, todos no norte do país árabe.

O dirigente explicou que a decisão de dar este passo veio após "os últimos avanços políticos e militares das Unidades de Proteção do Povo (YPG, sigla em curdo) e das Forças da Síria Democrática (FSD).

As YPG são o principal integrante das FSD, uma aliança armada curdo-árabe que recebe apoio dos EUA e que teve grandes progressos nos últimos meses no norte da Síria frente ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Khalil destacou que para adotar esta medida "certamente houve contatos com partes internacionais", em alusão a Rússia e EUA, mas que em nenhum caso conversaram com o governo de Damasco.

A reunião para declarar um sistema federal coincide com as negociações de paz em Genebra entre uma delegação do governo sírio e a Comissão Suprema para as Negociações (CSN), principal grupo opositor.

O Partido da União Democrática (PYD, sigla em curdo), principal formação política curdo-síria, não foi convidado para o diálogo por causa das ameaças da Turquia de boicotar a conferência de paz.

O chefe negociador da delegação governamental, Bashar al Jaafari, rejeitou hoje na cidade suíça qualquer tentativa contra a integridade territorial do país.

"As bases das negociações indiretas (entre governo e oposição) proíbem colocar tal cenário. Do que falamos aqui, é preciso manter e respeitar a unidade e a integridade territorial da Síria", disse Al Jaafari.

Por outro lado, as "asayish", forças de segurança curdo-sírias, detiveram hoje mais de 60 combatentes das Forças de Defesa Nacional - milícias pró-governo - em um complexo de segurança das autoridades sírias no povoado de Qameshli, em Al Hasaka, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Anteriormente, as "asayish" atacaram com tal complexo com mísseis, sem causar vítimas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade