PUBLICIDADE

Oriente Médio

Curdos recuperam cidade síria e matam 30 do Estado Islâmico

25 dez 2014 - 09h11
(atualizado às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>As Unidades de Prote&ccedil;&atilde;o do Povo Curdo tamb&eacute;m apreenderam v&aacute;rios ve&iacute;culos, armamento e equipamento dos jihadistas</p>
As Unidades de Proteção do Povo Curdo também apreenderam vários veículos, armamento e equipamento dos jihadistas
Foto: Azad Lashkari / Reuters

As Unidades de Proteção do Povo Curdo recuperaram nesta quinta-feira o controle da cidade de Abu Qasayeb, no nordeste da Síria, após enfrentamentos com o grupo Estado Islâmico (EI), e mataram pelo menos 30 jihadistas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou que Abu Qasayeb, na província de Al Hasaka, tinha sido tomada pelos terroristas na terça-feira, após expulsarem as forças curdo-sírias. Além dos 30 rebeldes mortos, três combatentes curdos morreram, segundo o OSDH.

As Unidades de Proteção do Povo Curdo também apreenderam vários veículos, armamento e equipamento dos jihadistas. O EI proclamou um califado no Iraque e na Síria no final de junho, onde conquistou parte do norte e do centro dos dois países.

As forças curdas apresentaram uma dura oposição ao avanço dos jihadistas tanto no Iraque como em território sírio.

Os três principais enclaves curdos da Síria são Kobani e Afrin, ambos na província de Aleppo, e Al Jazeera, que fica em Al Hasaka.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade