PUBLICIDADE

Oriente Médio

Curdos da Síria tomam cidade próxima de “capital” do Estado Islâmico

23 jun 2015 - 12h18
Compartilhar
Exibir comentários

Forças lideradas pelos curdos tomaram uma cidade do Estado Islâmico nesta terça-feira, depois de capturarem uma base militar de segunda para terça-feira auxiliados por ataques aéreos dos Estados Unidos, em uma das vitórias mais contundentes já obtidas contra os militantes.

Membro das Unidades de Proteção Popular curdas (YPG) observando moradores, na Síria.  23/06/2015
Membro das Unidades de Proteção Popular curdas (YPG) observando moradores, na Síria. 23/06/2015
Foto: Rodi Said / Reuters

A marcha curda rumo ao coração do território dominado pelo Estado Islâmico acontece após a conquista de uma cidade na fronteira turca na semana passada, o que reverteu o ímpeto dos militantes, que haviam ocupado cidades importantes tanto na Síria quanto no Iraque no mês passado.

As Unidades de Proteção Popular curdas (YPG, na sigla em curdo) assumiram o controle total de Ain Issa, disse seu porta-voz, Redur Xelil. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que monitora a guerra, afirmou que os combatentes do Estado Islâmico se retiraram completamente da cidade.

De segunda para terça-feira, as forças em progresso, incluindo rebeldes sírios que lutam ao lado do YPG, controlaram a base militar próxima de Liwa-93, um objetivo estratégico que o Estado Islâmico tomou das forças do governo no ano passado.

O avanço sobre Ain Issa deixa as forças curdas e seus aliados a meros 50 quilômetros de Raqqa, na prática a capital do Estado Islâmico, de onde o grupo radical domina um “califado” em grande parte da Síria e do Iraque.

Mas Xelil afirmou que um ataque à cidade não está nos planos no momento. O Observatório declarou que a meta do avanço é assumir o controle de uma rodovia leste-oeste que atravessa Ain Issa e que liga a cidade de Aleppo à província de Hasaka, no nordeste do país.

(Reportagem adicional de Mark Hosenball)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade