PUBLICIDADE

Oriente Médio

Cruz Vermelha condena ataques a equipe humanitária em Gaza

27 jul 2014 - 18h35
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha condenou, neste domingo, fortemente a "alarmante série de ataques contra os trabalhadores humanitários, as ambulâncias e os hospitais" na ofensiva israelense contra Gaza, e disse que "esses atos constituem uma grave violação do direito da guerra."

<p>Menino ferido ap&oacute;s ataque a&eacute;reo &eacute; levado para hospital&nbsp;em Gaza</p>
Menino ferido após ataque aéreo é levado para hospital em Gaza
Foto: Ahmed Zakot / Reuters

O órgão detalhou que há dois dias um voluntário do Crescente Vermelho Palestina morreu enquanto tentava ajudar os feridos em Khuza'a (sul da Cidade de Gaza) e quando outros voluntários paramédicos tentaram socorrê-lo também foram tomados como alvo.

Também na sexta-feira passada, outro voluntário foi morto e três ficaram feridos em Beit Hanoun. "Esse conflito está levando a pagar um custo incomodamente alto aos civis", disse em comunicado o CICV, que colabora de forma muito próxima com o Crescente Vermelho Palestina para que esta possa completar sua missão de auxílio através dos 400 voluntários com os quais conta.

"As pessoas vivem no medo permanente de uma morte violenta e muitas estão extenuadas porque levam vários dias sem dormir pelo estrondo dos ataques e o terror que isso infunde durante a noite", relatou.

Segundo a organização humanitária, todos os habitantes de Gaza (1,8 milhão) foram afetados pela operação militar de Israel e "todos se encontram na linha de fogo."

A situação é ainda pior desde o dia 17, quando à ofensiva aérea israelense uniu-se a terrestre, acrescentou.

Do lado de Israel, o CICV deu conta de três mortos civis e 77 feridos, assim como de danos em todo o país.

De sua sede em Genebra, a Cruz Vermelha Internacional informou que está "perseverando no diálogo" com Israel (à qual se refere como "potência ocupante") para proteger aos civis dos ataques, além de garantir a ordem pública e a segurança.

Entre as prioridades, segundo o CICV, estão: restabelecer o acesso das pessoas à água, à assistência médica e a um alojamento provisório para os deslocados, que segundo números deste domingo da ONU já chegam a 200 mil.

No entanto, enfatizou que a ajuda humanitária pode ser um alívio ao sofrimento, mas não pode impedir isso, o que só se conseguirá "com uma ação eficaz em nível político."

A ofensiva militar contra Gaza causou a morte de 1.053 palestinos, 73% deles civis, e deixou cerca de 6 mil feridos, grande parte deles crianças.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Foto: Arte Terra
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade