PUBLICIDADE

Oriente Médio

Coreia do Norte aceita proposta para retomar reuniões familiares

18 ago 2013 - 09h55
(atualizado às 10h03)
Compartilhar

A Coreia do Norte informou neste domingo que aceitou a oferta da Coréia do Sul para negociar a retomada de encontros de famílias separadas pela guerra, três dias depois de uma abertura feita pela presidente sul-coreana, Park Geun-hye .

A decisão da reclusa Coreia do Norte vem para aliviar as tensões entre os países do Norte e do Sul, ainda tecnicamente em guerra após o conflito civil entre 1950 e 1953, que terminou em uma simples trégua, não em tratado.

Os dois lados concordaram na semana passada em reabrir um complexo industrial em conjunto dentro do Norte, que foi abruptamente fechado em abril, no auge das tensões, com ameaças de ataque nuclear do Norte sobre o Sul e os Estados Unidos.

O Comitê do Norte para a Reunificação Pacífica da Coreia informou em comunicado divulgado pela agência de notícias KCNA neste domingo que os dois lados devem trabalhar juntos para retomar as reuniões familiares.

Pyongyang e Seul vão organizar os detalhes do evento, incluindo as datas e local na sexta-feira, acrescentou o comunicado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade