PUBLICIDADE

Oriente Médio

Conselho de Segurança ordena novas sanções contra Coreia do Norte por lançamento de foguete

22 jan 2013 - 19h34
(atualizado às 19h47)
Compartilhar

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade nesta terça-feira a ampliação das sanções contra a Coreia do Norte pelo polêmico lançamento de um foguete de longo alcance no mês passado.

A agência espacial norte-coreana e uma lista de personalidades foram adicionadas a um conjunto de sanções das Nações Unidas para congelar ativos e proibir viagens. O regime comunista asiático indicou em 12 de dezembro que havia lançado o foguete para colocar um satélite em órbita.

A resolução, proposta pelos Estados Unidos, condenou energicamente a Coreia do Norte pelo que foi classificado como teste "balístico". O regime norte-coreano já era penalizado por duras sanções da ONU por testes nucleares em 2006 e em 2009.

Estados Unidos e China realizaram semanas de negociações discutindo uma resposta internacional antes que a resolução fosse apresentada ao Conselho de 15 nações para votação.

O governo americano havia exigido duras medidas contra o governo de Pyongyang, enquanto a China havia tentado proteger seu aliado das sanções.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade