PUBLICIDADE

Oriente Médio

Conselho de Segurança discute futuro de enviado à Síria

2 mai 2013 - 22h04
(atualizado às 22h14)
Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, recebeu nesta quinta-feira os embaixadores dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança para discutir a situação na Síria e o futuro do mediador internacional Lakhdar Brahimi, informaram diplomatas.

O enviado internacional da ONU e da Liga Árabe para a Síria está a ponto de renunciar, de acordo com os diplomatas das Nações Unidas.

O porta-voz da ONU, Martin Nesirky, confirmou a reunião de Ban Ki-moon com os representantes de Estados Unidos, França, Rússia, China e Reino Unido hoje, mas não quis divulgar se Brahimi já informou sua decisão à organização e à Liga Árabe.

Segundo Nesirky, a discussão se concentrou "nos possíveis esforços diplomáticos para pôr fim à crise", na missão de investigação da ONU para determinar o eventual uso de armas químicas na Síria, assim como "na situação humanitária em constante agravamento" no país.

O embaixador britânico na ONU, Mark Lyall Grant, confirmou para os jornalistas que o futuro de Brahimi foi discutido no encontro, mas que a reunião com Ban Ki-moon "não foi dedicada apenas a Brahimi".

Durante o encontro, cogitou-se a possibilidade de que, no futuro, Ban Ki-moon possa "assumir um papel mais ativo" nos esforços para resolver o conflito sírio. "A ideia é que o secretário-geral se envolva mais, por meio de seus assessores mais próximos".

Ainda segundo Grant, Brahimi pode assumir um papel mais geral de assessor de Ban Ki-moon para o Oriente Médio.

Os membros permanentes do Conselho pedem a Brahimi que continue no posto que assumiu em agosto passado, depois da renúncia do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Ele foi criticado, porém, tanto pela oposição, quanto pelo governo sírio, que disse na semana passada que não vai mais cooperar com ele.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade