PUBLICIDADE

Oriente Médio

Conselho de Segurança da ONU aprova fim da missão da força no Afeganistão

10 out 2013 - 17h23
Compartilhar

O Conselho de Segurança da ONU votou nesta quinta-feira pelo encerramento do mandato da força militar internacional liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão, antes de sua retirada no final de 2014.

Uma resolução aprovada por unanimidade pelos 15 membros do Conselho autorizou a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) a "tomar todas as medidas necessárias" para completar seus trabalho até dezembro de 2014.

Os Estados Unidos e outros países ocidentais afirmam que vão entregar todas as tarefas de segurança às forças afegãs no final do próximo ano. Esses países mantêm presença militar no Afeganistão desde os atentados do 11 de Setembro de 2001.

Embora essas nações tenham manifestado sua preocupação com o futuro do Afeganistão, elas já começaram a retirar suas tropas. Ainda há cerca de 87 mil militares da Isaf. Cerca de 60 mil são americanos, mas 49 países continuam cooperando com tropas para a Força.

De acordo com o governo afegão, estão paralisadas as negociações sobre o pedido dos Estados Unidos para que sejam conduzidas operações militares unilaterais após 2014.

Os Estados Unidos pressionaram por um pacto de segurança bilateral que será firmado no final de outubro, motivo pelo qual a retirada da Isaf pode se manter como previsto no cronograma.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade