PUBLICIDADE

Oriente Médio

Confrontos no norte do Líbano deixam 4 mortos e 26 feridos

3 jun 2013 - 10h16
(atualizado às 10h21)
Compartilhar

Três homens e uma mulher morreram em menos de 24 horas em Trípoli, no norte do Líbano, em novos confrontos entre sunitas e alauitas, indicou nesta segunda-feira uma fonte dos serviços de segurança libaneses. "Um civil foi morto e 21 ficaram feridas em confrontos na noite de domingo entre o bairro de maioria sunita de Bab al-Tabaneh e o setor alauita de Khabal Mohsen", informou a fonte.

Nesta segunda-feira, dois homens e uma mulher de Bab al-Tabaneh morreram e cinco pessoas ficaram feridas. Os últimos enfrentamentos, que duraram uma semana e terminaram em 26 de maio, deixaram 31 mortos e 212 feridos.

Nos combates, onde são usados lança-granadas (RPG), morteiros e armas automáticas, os habitantes do bairro sunita de Bab al-Tabaneh, favoráveis aos rebeldes sírios, enfrentam os alauitas de Khabal Mohsen, que apoiam o regime de Bashar al-Assad.

As repercussões da crise síria também têm sido sentidas no resto do Líbano. Em Saida, o xeque Maher Hammoud, imã sunita da mesquita de Al-Quds, alegou ter sido alvo de tiros quando caminhava para orar. "É o meu apoio ao Hezbollah e minha posição a favor de uma solução política na Síria", disse ele a repórteres.

No Vale do Bekaa (leste), o veículo do xeque Ibrahim Mustafa Breidi, outro imã sunita ligado ao movimento xiita Hezbollah, aliado do regime sírio, foi metralhado, de acordo com os serviços de segurança.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade