PUBLICIDADE

Oriente Médio

Confrontos entre forças de segurança iraquianas e manifestantes deixam 27 mortos

23 abr 2013 - 09h22
(atualizado às 09h26)
Compartilhar

Ao menos 27 pessoas morreram nesta terça-feira e outras 70 ficaram feridas em confrontos entre as forças antidistúrbios e manifestantes armados que protestavam contra o primeiro-ministro xiita iraquiano Nuri al-Maliki ao norte de Bagdá, informaram fontes militares.

As forças antidistúrbios tentaram entrar em uma praça da localidade de Huweija, a oeste da cidade de Kirkuk, onde centenas de manifestantes realizam um protesto contra Maliki há semanas.

"Vinte e sete pessoas morreram e 70 ficaram feridas em confrontos entre nossas forças e os manifestantes", afirmou à AFP um oficial com patente de general que pediu o anonimato.

"Mas nossas forças não foram as primeiras a abrir fogo. Elas o fizeram depois que os manifestantes dispararam, respondemos apenas como defesa", disse.

As manifestações antigovernamentais atingem o país desde o fim de dezembro em províncias de maioria sunita do norte do país. Os manifestantes pedem a renúncia de Maliki e o fim da marginalização da qual se consideram vítimas por sua confissão religiosa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade