PUBLICIDADE

Oriente Médio

Conflitos entre opositores e islamitas causam 29 mortes em 2 dias na Síria

18 jul 2013 - 06h34
(atualizado às 07h19)
Compartilhar

Pelo menos 29 pessoas morreram em dois dias de confrontos entre opositores curdos e combatentes islamitas na região síria de Ras al Ain, situada na fronteira com a Turquia, informou nesta quinta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Alguns bairros de Ras al Ain estão sendo bombardeados pelos milicianos islamitas da Frente al Nusra e do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, vinculado à Al Qaeda, enquanto os confrontos continuam sendo registrados em alguns povoados das imediações, como Tal Alu, Karhuk e Aga.

Entre os mortos há dez curdos e 19 islamitas, indicou o Observatório, que possui sede em Londres, mas conta com uma ampla rede de ativistas no terreno.

Ontem, os opositores curdos tomaram a região de Ras al Ain, na província de Hasaka, que estava sob o controle dos radicais até então.

Os confrontos foram iniciados na terça-feira de noite, depois que guerrilheiros islamitas atacassem um comboio dos curdos. Nas últimas horas, os curdos tomaram o controle da zona petrolífera de Al Suadiya, situada na mesma província.

Estes fatos refletem a crescente divisão interna no seio do grupo que combate o regime do presidente sírio, Bashar al Assad, na guerra civil.

Pelo menos 93 mil pessoas morreram na Síria desde o início do conflito em março de 2011, segundo dados das Nações Unidas, embora o Observatório Sírio de Direitos Humanos tenha elevado esse número para mais de 100 mil.

EFE   
Compartilhar
Publicidade