PUBLICIDADE

Oriente Médio

Conferência sobre Síria deve ser adiada para julho, diz Alemanha

3 jun 2013 - 14h07
(atualizado às 14h34)
Compartilhar
Exibir comentários

A conferência internacional sobre a Síria, prevista inicialmente para junho, deve ser adiada para julho, segundo deu a entender nesta segunda-feira o ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle.

"É melhor que ocorra em julho do que nunca", declarou à imprensa o ministro, em visita à sede da ONU em Nova York para assinar o tratado sobre comércio de armas convencionais.

Westerwelle convidou todos os países "e, em particular, a Rússia", a redobrar os esforços para encontrar uma solução política para o conflito. "Estamos muito preocupados com a situação na Síria, peço permanentemente às partes que respeitem a vida e os bens da população civil", acrescentou.

A conferência internacional de paz sobre a Síria será a "conferência da última oportunidade" e pode ser realizada em julho, afirmou no domingo o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius.

Esta conferência, chamada de Genebra 2, convocada por Washington e Moscou para iniciar negociações entre o regime e a oposição, estava inicialmente prevista para o mês de junho.

O regime concordou em participar do evento, mas o presidente sírio reiterou sua vontade de permanecer no poder até 2014 e de se apresentar às eleições presidenciais.

Para participar, a oposição estabeleceu como condição a saída de Bashar al-Assad e o fim dos combates, em particular aqueles nos quais o movimento libanês Hezbollah está envolvido.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade