PUBLICIDADE

Oriente Médio

Combates no Afeganistão matam 20 membros das forças de segurança do país

26 ago 2015 - 13h53
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 20 membros das forças de segurança do Afeganistão morreram e outros 60 ficaram feridos em combates com supostos insurgentes em um distrito do sudeste do país que foi tomado nesta quarta-feira pelos talibãs, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

"Desde a noite passada, 20 membros das forças de segurança morreram e mais de 60 foram feridos, e a luta continua fora do distrito", disse o chefe do Conselho Provincial de Helmand, Karim Attal.

Attal afirmou que os insurgentes intensificaram os ataques na noite passada, após quatro dias de enfrentamentos para tomar o distrito de Moussa Qala, onde ocuparam centros de saúde e interromperam estradas, o que dificulta a assistência aos feridos e o envio de reforços.

O chefe garantiu que durante os últimos quatro dias morrreram cerca de 60 membros das forças afegãs e mais de 100 ficaram feridos, mas não forneceu dados de baixas entre os atacantes na tomada do distrito, situado em uma zona estratégica para o acesso a outras partes de Helmand e a províncias vizinhas.

Pelo menos quatro pessoas, entre elas dois soldados da missão da Otan no Afeganistão, morreram hoje em um tiroteio no interior de uma base das forças de segurança afegãs em Helmand.

O ataque aconteceu em meio a uma ofensiva talibã de primavera, iniciada no final de abril.

A Otan encerrou em 2014 sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, substituída desde janeiro pela operação "Apoio Decidido" com cerca de 4 mil soldados em tarefas de assistência e capacitação.

Os Estados Unidos mantêm desdobrados 9,8 mil militares até final de ano como parte de sua missão "antiterrorista" no Afeganistão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade