PUBLICIDADE

Oriente Médio

Combates entre regime sírio e Estado Islâmico deixam mais de 100 mortos

13 mai 2015 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 110 pessoas morreram nesta quarta-feira em combates entre as forças do regime de Bashar al Assad e o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no leste da província de Homs, na Síria.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, entre os falecidos há 70 soldados pró-governo e 40 milicianos do EI.

Os enfrentamentos se concentram nos arredores da cidade de Palmira, cujas ruínas estão incluídas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Durante esta quarta-feira, os jihadistas tomaram o controle da cidade vizinha de Al Sujna e sua periferia.

Conhecida como "a noiva do deserto", a cidade de Palmira, localizada em um oásis, se transformou no século I a.C. em ponto de encontro das caravanas da Rota da Seda.

Antes do início do conflito na Síria em março de 2011, as ruínas de Palmira, com seus teatros e templos, foram um dos principais centros turísticos do país árabe.

Esta cidade é um dos seis lugares sírios inscritos na lista do Patrimônio da Humanidade da Unesco, junto aos centros históricos de Aleppo, Damasco e Busra; o Krak dos Cavaleiros e as aldeias antigas do norte.

Todos estes lugares estão também na lista do Patrimônio Mundial Ameaçado pela situação atual na Síria.

O EI proclamou no final de junho um califado no Iraque e na Síria, onde tomou partes do norte e do centro desses países.

Após sofrer várias derrotas no norte do território sírio, o EI começou a lançar operações no sul e no centro, onde enfrenta o regime e rebeldes de outras facções sírias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade