PUBLICIDADE

Oriente Médio

Combatentes islâmicos conquistam cidade síria de Jist al-Shughour

25 abr 2015 - 13h53
(atualizado às 13h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Insurgentes islâmicos incluindo a ala da Al-Qaeda na Síria, Frente al-Nusra, dominaram a cidade do noroeste sírio de Jisr al-Shughour neste sábado, pela primeira vez nos quatro anos de conflito.

A mídia estatal síria afirmou que o exército havia se realocado para os arredores da cidade "para evitar vítimas civis". Eles disseram que o exército estava enfrentando "um grande número de terroristas vindos da fronteira com a Turquia."

A captura da cidade estratégica é a última em uma série de revezes das forças do governo no sul e no norte.

Combatentes de oposição e o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) disseram que a cidade, na estrada entre a cidade costeira de Latakia e Aleppo, estava agora totalmente controlada por insurgentes.

"Toda Jisr al-Shughour está agora liberada, não há mais regime lá", disse Ahmad, do escritório de imprensa do grupo islâmico Ahrar al-Sham, que está participando da batalha, à Reuters.

Após tomar a cidade, os combatentes continuaram seu ataque com o objetivo de empurrar o exército para fora das poucas áreas restantes do governo na província de Idlib.

AVANÇO NA COSTA

No mês passado, os grupos islâmicos sunitas conquistaram a cidade de Idlib, capital da província de Idlib perto da Turquia, após formarem uma aliança que inclui a Frente Nusra, o movimento de linha dura Ahrar al-Sham e a Jund al-Aqsa, mas não o Estado Islâmico, seu rival.

A aliança islâmica se autodenomina Exército de Fatah, uma referência aos conquistadores que espalharam o Islã pelo Oriente Médio a partir do século VII.

Os grupos islâmicos concordaram em se unir em uma batalha por Jisr al-Shughour sob o nome de "Batalha pela Vitória". A formação de alianças por grupos antes de grandes batalhas é um dos fatores por trás dos avanços, dizem fontes.

Ao tomar Jisr al-Shughour, os insurgentes se aproximaram da província costeira de Latakia, forte do presidente sírio Bashar al-Assad, e estão agora a menos de 8 quilômetros dos vilarejos leais ao governo perto da costa.

"Jisr al-Shughour é mais importante que Idlib, é muito próxima da área costeira, que é área do regime, a costa agora está ao nosso alcance de fogo", disse Ahmad, do Ahrar al-Sham.

As forças sírias capturaram a cidade de Jisr al-Shughour em junho de 2011 quando gangues armadas mataram mais de 120 seguranças na cidade, segundo o governo, após grandes protestos.

Uma rebelião em Jisr al-Shughour, cidade de 50 mil, em 1980 contra o presidente Hafez al-Assad, pai de Bashar, foi derrotada, deixando dezenas de mortos.

(Por Mariam Karouny)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade