PUBLICIDADE

Oriente Médio

Com 80% dos votos apurados, reformista Rohan se aproxima da vitória no Irã

15 jun 2013 - 12h28
(atualizado às 12h37)
Compartilhar

O único candidato reformista moderado nas eleições presidenciais do Irã, Hassan Rohani, está perto de alcançar a vitória logo no primeiro turno, ao manter-se com mais de 50% dos votos quando calcula-se que já estão contabilizados cerca de 80% dos sufrágios, segundo o Ministério do Interior.

A emissora de televisão oficial iraniana em inglês, "PressTV", que cita fontes não identificadas, afirmou em seu site que a participação nas eleições presidenciais de ontem na República Islâmica esteve próxima de 80% dos 50,5 milhões de eleitores convocados.

Segundo os últimos dados oficiais do Ministério do Interior, Rohani tem 16.413.281 dos 31.106.865 de votos válidos apurados até o momento.

Em segundo lugar está o ultraconservador prefeito de Teerã, Mohamad Ggher Qalibaf, com 5.073.652 de votos nesta apuração parcial, e o terceiro posto é ocupado novamente pelo secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e principal negociador nuclear do Irã, Saeed Jalili, com 3.665.234.

Já Mohsen Rezaei, secretário do Conselho do Discernimento e ex-comandante do Corpo de Guardiães da Revolução, passou do terceiro ao quarto lugar, com 3.593.507 votos, enquanto o quinto é o assessor do líder supremo e ex-ministro das Relações Exteriores, Ali Akbar Velayati, 1.969.351 sufrágios.

O sexto candidato, o tecnocrata Mohamad Gharazi, está longe do restante com somente 391.840 votos.

Caso sejam confirmados estes resultados no término da apuração, Rohani seria eleito no primeiro turno, o que representaria uma grande vitória para o candidato que conseguiu mobilizar o eleitorado de seu setor, desencantado após a forte repressão aos protestos e denúncias de fraude nas eleições de 2009.

Rohani, um clérigo pragmático que foi secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e negociador do programa nuclear, se transformou no candidato de consenso dos reformistas após a renúncia do outro candidato desse movimento, Mohamad Reza Aref, e teve o apoio dos ex-presidentes reformistas Akbar Hashemi Rafsanjani e Mohamed Khatami.

EFE   
Compartilhar
Publicidade