PUBLICIDADE

Oriente Médio

Choques no Afeganistão deixam 52 mortos

27 dez 2014 - 11h11
Compartilhar

Pelo menos 52 pessoas - 44 insurgentes, quatro soldados e quatro civis- morreram em operações militares e explosões de bombas nas últimas 24 horas no sul e no leste do Afeganistão, informou neste sábado o porta-voz do Ministério do Interior.

"Nas últimas 24 horas pelo menos 44 insurgentes foram abatidos, oito foram feridos e um detido em operações militares recentemente lançadas", disse à agência Efe Najib Danish.

O exército do país asiático lançou operações de "limpeza" em zonas inseguras nas províncias de Paktia, Khost, Logar, no sudoeste; Kunar, no leste; Uruzgan, Ghazni, no sul, e Badakhshan, no nordeste.

O porta-voz talibã Zabihullah Mujahid rebateu o balanço oficial e afirmou que "as forças de segurança não mataram 44 lutadores em um dia".

Além disso, quatro soldados morreram na explosão de uma mina, indicou o Ministério da Defesa em comunicado, que não detalhou nem o local, nem o momento do incidente.

A explosão de uma bomba também custou a vida ontem à noite de três civis na província de Helmand, no sudoeste, e um civil morreu e outros dois ficaram feridos em um tiroteio esta manhã na província de Laghman.

O Afeganistão atravessa um dos momentos mais complicados desde a invasão dos Estados Unidos e a queda do regime talibã há 13 anos, com um aumento nos últimos meses dos ataques insurgentes exatamente quando a missão da Otan, a Isaf, está prestes a acabar, em 31 de dezembro.

Os Estados Unidos manterão 10.800 soldados e a Otan entre três mil e quatro mil militares, que terão um novo papel de assessoria e equipamento das tropas afegãs.

EFE   
Compartilhar
Publicidade