PUBLICIDADE

Oriente Médio

Choques com forças israelenses em Gaza deixam 5 palestinos mortos e 7 feridos

9 out 2015 - 11h32
Compartilhar
Exibir comentários

Cinco palestinos morreram e mais de 30 feridos pelas forças israelenses em enfrentamentos registrados hoje em vários pontos da Faixa de Gaza próximos à fronteira com Israel, informaram fontes médicas palestinas.

Quatro dos feridos estão em situação crítica, um deles com um ferimento à bala na cabeça, explicou Ashraf al Qedra, porta-voz do Ministério da Saúde do Hamas em Gaza.

Este funcionário identificou três dos mortos como Ahmed al Herbawi, de 20 anos, Shadi Dulah e Abdullah al Wahidi, e assinalou que os feridos foram transferidos ao hospital de Shifa, na capital.

Os confrontos começaram depois das orações do meio-dia da sexta-feira quando dúzias de jovens de Gaza jogaram pedras contra as posições do Exército israelense no leste do enclave, perto do bairro de Suhaiya e da passagem de fronteira de Nahal Oz, explicaram à Efe testemunhas.

Essas fontes assinalaram que os soldados usaram munição real e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

Os distúrbios se estenderam depois para outros três pontos, a cidade de Khan Yunes, no sul, e as de Jabalya e Beit Hanoun, no norte, sempre perto da divisa.

Os cinco mortos têm entre 19 e 21 anos, exceto um adolescente de 15 anos, que morreu com um tiro na região de Khan Yunes.

Uma porta-voz do Exército israelense confirmou à Efe os confrontos e assinalou que, após ser registrado um motim perto da fronteira, as forças atiraram contra os agressores "confirmando ter acertado 11 alvos".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade