PUBLICIDADE

Oriente Médio

Argentina e Chile esvaziam zonas próximas de vulcão por risco de erupção

27 mai 2013 - 15h19
(atualizado às 15h26)
Compartilhar

A Argentina e o Chile decretaram nesta segunda-feira alerta vermelho e ordenaram a retirada de centenas de pessoas de uma região de 25 quilômetros ao redor do vulcão Copahue devido ao risco de uma erupção, disseram autoridades.

O vulcão, localizado na fronteira da província argentina de Neuquén e na região chilena de Bio Bio, aumentou fortemente sua atividade sísmica nas últimas 24 horas. Na semana passada liberou uma coluna de fumaça e gases que já não se via nesta segunda-feira.

"Hoje (segunda-feira) está dentro de um processo que tem o risco de entrar em erupção. Por causa disso, foi decretado o alerta vermelho", disse o ministro do Interior do Chile, Andrés Chadwick, na capital chilena.

O funcionário especificou que 2.240 pessoas devem ser retiradas da região.

O governo de Neuquén declarou alerta vermelho e ordenou a retirada preventiva da localidade Caviahue-Copahue, onde moram cerca de 900 pessoas. Anteriormente, o município havia ordenado a suspensão das aulas.

Caviahue-Copahue é uma localidade turística localizada 400 quilômetros a noroeste da capital provincial, Neuquén. Na área de Alto Bio Bio, perto do vulcão, estão as represas Ralco e Pangue, da elétrica Endesa Chile que, contudo, não foram afetadas.

Fontes da empresa disseram à Reuters que estão observando a situação, mas atualmente as represas estão em níveis mínimos técnicos, o que evitaria uma eventual abertura das comportas, embora suas paredes estejam preparadas para resistir ao movimento sísmico.

Em meados de 2011, o complexo vulcânico Cordón Caulle, também no sul do país, entrou em erupção e provocou o cancelamento de voos locais e internacionais na Argentina e no Chile.

(Por Fabián Andrés Cambero, com reportagem adicional de Felipe Iturrieta e Guido Nejamkis, em Buenos Aires)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade