PUBLICIDADE

Oriente Médio

Chegam à Síria dois aviões russos com ajuda humanitária

12 set 2015 - 13h20
Compartilhar
Exibir comentários

Dois aviões russos chegaram neste sábado com ajuda humanitária à cidade litorânea de Latakia, um dos redutos do regime sírio, em meio aos temores do Ocidente que Moscou esteja reforçando sua presença militar na Síria.

Segundo a agência oficial síria "Sana", as aeronaves levavam 80 toneladas de ajuda humanitária enviada pela Rússia para aliviar a situação da população.

Os aviões aterrissaram no aeroporto Basel al Assad de Latakia, uma província na qual o regime de Damasco se mantém forte e que não se viu devastada pela guerra.

Os Estados Unidos expressaram recentemente sua preocupação sobre uma possível intervenção militar russa no país árabe em apoio do presidente sírio, Bashar al Assad, de quem Moscou é um firme aliado.

No entanto, a Rússia desmentiu estas informações e há dois dias insistiu que sua presença militar na Síria se limita ao envio de armamento e treinamento das forças governamentais.

"Nossa presença militar nunca foi um segredo. Nossos especialistas militares trabalham ali, ajudando o exército sírio a adaptar-se com nosso armamento. A Rússia não está dando neste momento nenhum passo adicional", disse o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, em entrevista coletiva.

A Síria é há mais de quatro anos palco de um conflito que causou mais de 240.000 mortes, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade