PUBLICIDADE

Oriente Médio

Chefe nuclear da ONU viaja domingo ao Irã para negociações

18 mai 2012 - 15h00
(atualizado às 15h29)
Compartilhar

O chefe da agência nuclear da ONU, Yukiya Amano, e seus principais assessores viajarão a Teerã no domingo para conversas com autoridades iranianas, informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), sediada em Viena, nesta sexta-feira. A decisão surpreendente veio depois que diplomatas ocidentais disseram que a AIEA e o Irã estavam avançando em direção à estrutura de um acordo sobre como lidar com as preocupações sobre a atividade atômica da República Islâmica.

Amano "viajará a Teerã neste domingo ... para discutir questões de interesse mútuo com altos funcionários iranianos", disse a AIEA em um comunicado. A agência acrescentou que Amano se reunirá na segunda-feira com os funcionários, incluindo o principal negociador nuclear, Saeed Jalili. Viagens para o Irã por um chefe da AIEA são raras. A última visita foi feita pelo antecessor de Amano, Mohamed ElBaradei, em outubro de 2009.

Herman Nackaerts, chefe de inspeções nucleares da AIEA em todo o mundo, e o diretor-geral assistente, Rafael Grossi, vão acompanhar Amano, disse o comunicado. As raras reuniões de alto nível na capital iraniana acontecem dois dias antes de Teerã e as seis potências mundiais discutirem o futuro do seu programa nuclear em Bagdá.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade