PUBLICIDADE

Oriente Médio

Chefe da ONU diz que não se pode perder impulso para reunião sobre Síria

17 mai 2013 - 07h52
(atualizado às 07h57)
Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta sexta-feira que uma conferência internacional sobre a Síria deve ser realizada o mais rápido possível, mas ainda não há data marcada.

"Não devemos perder o impulso", disse Ban sobre a proposta de EUA e Rússia para colocar o governo sírio e representantes da oposição juntos numa conferência de paz.

"Há uma grande expectativa de que esta reunião deve ser realizada o mais rápido possível", disse ele após reunião com o chanceler russo, Sergei Lavrov.

Lavrov concordou. "Quanto mais cedo melhor", disse o chanceler numa entrevista coletiva conjunta com Ban, que deve se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, mais tarde nesta sexta.

Lavrov reiterou a visão da Rússia de que o Irã deve ser convidado para a conferência, o que poderia complicar sua organização por causa da potencial oposição do Ocidente.

O Irã é um inimigo dos EUA e o principal aliado regional do governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, que também recebeu apoio crucial da Rússia durante o conflito civil que já matou pelo menos 80.000 pessoas em mais de dois anos.

(Reportagem de Darya Korsunskaya)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade